Cadastro do Governo Federal aponta que ao menos 35,5 mil pessoas vivem, sem considerar os benefícios sociais, com menos de R$ 5,90 ao dia em Ribeirão Preto. Os dados, de novembro de 2018, computam 7,5 mil famílias consideradas extremamente pobres.
Leia MaisAinda realidade em Ribeirão Preto, alimentação precária afeta principalmente crianças. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional alerta que 28% dos bebês acompanhados pela saúde pública podem não ter diversidade alimentar no município.
Leia MaisRibeirão Preto possui indicadores considerados de referência, mas ainda tem muito a melhorar. Um dos pilares da prevenção, Estratégia Saúde da Família abrange apenas 22% da população e fila de espera por exames e consultas pode passar de dois anos.
Leia MaisEntre as escolas melhor e pior avaliadas, Ribeirão Preto revela desigualdades: enquanto em uma unidade 93% dos alunos do 5º ano aprendem adequadamente português, em outra a proporção cai para 35%.
Leia MaisViolência doméstica, desigualdades salariais e baixa representatividade política são desafios para a igualdade de gênero no município.
Leia MaisRibeirão é exemplo nacional positivo em esgoto e negativo em vazamentos de água. De cada dez litros extraídos do Aquífero Guarani, quatro se perdem na rede de distribuição.
Leia MaisAcesso à energia elétrica é praticamente universal na cidade, embora em alguns casos ocorra por ligações clandestinas em ocupações irregulares. Desafio é aumentar a eficiência e sustentabilidade do consumo e geração.
Leia MaisCrise econômica brasileira derrubou a taxa de crescimento do PIB de Ribeirão Preto e extinguiu 10,3 mil postos de trabalho em dois anos. Políticas para geração de emprego e renda e regularização do trabalho informal são metas.
Leia MaisPeso do setor industrial no PIB passou de 19% para 15% em quinze anos em Ribeirão Preto. Desafio é fomentar inovação e atividades tecnológicas. No município, o Parque Tecnológico é exemplo positivo, com faturamento de R$ 16,2 milhões em 2018.
Leia MaisEntre 1991 e 2010, os indicadores de desigualdade entre ricos e pobres em Ribeirão ficaram praticamente estáveis. No município, o rendimento médio de um morador na zona Sul chega a ser 23 vezes superior ao de um habitante da zona Norte.
Leia MaisCerca de 44 mil pessoas vivem em favelas ou ocupações irregulares em Ribeirão Preto (dados de 2017). A prefeitura diz que deu início ao maior programa de regularização fundiária da história da cidade, com meta de beneficiar ao menos 28 mil pessoas, além de incentivar a construção de casas populares.
Leia MaisEm 2017, apenas 0,23% do lixo comercial e doméstico coletado em Ribeirão Preto foi recuperado para reciclagem. Em Sorocaba, cidade de porte semelhante, o indicador foi sete vezes superior. Historicamente, a coleta seletiva ribeirão-pretana alcança baixos indicadores.
Leia MaisRibeirão Preto enfrenta problemas com alagamentos e enchentes, que podem se agravar com mudanças climáticas. Estudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas divulgado em 2018 apontou sete áreas na cidade com risco à integridade física das pessoas pela ação das águas.
Leia MaisApesar dos avanços nas últimas décadas, os rios e córregos que integram a Bacia Hidrográfica do Pardo ainda recebem, todos os dias, cerca de 15,5 toneladas de esgoto. Desafio é avançar com estações de tratamento de resíduos e coibir irregularidades no despejo.
Leia MaisA Estação Ecológica de Ribeirão Preto, principal área de conservação ambiental da cidade, tem 154 hectares, o equivalente a 215 gramados do estádio do Maracanã. Em 2014 ela sofreu dois incêndios, que destruíram 63% de seu território. Cinco anos depois, apenas 10 hectares foram recuperados.
Leia MaisEmbora o Brasil tenha uma taxa de homicídios três vezes superior ao mínimo recomendado pela ONU, Ribeirão Preto tem indicadores positivos. Mesmo assim, a população sofre com violência urbana, como furtos e roubos.
Leia MaisPara a Agenda 2030 ser alcançada, é necessário formar parcerias para implementar com sucesso as ações. O Instituto Ribeirão 2030 auxiliou na criação de um Pacto pela Educação e na constituição de um Comitê de Transparência em Ribeirão Preto, além de estar atendo à saúde financeira da prefeitura: município é um dos que mais gasta com folha de pagamento no País.
Leia Mais© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House