Fundado em 26 de abril de 2018, o Instituto Ribeirão 2030 é uma organização jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, totalmente apartidário, constituído para agregar cidadãos engajados na transformação da cidade e na ampliação da qualidade de vida.
Temos como norte os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas para serem alcançados até o ano de 2030. Entendemos que, para atingirmos essas ambiciosas metas, precisamos fomentar, principalmente, o exercício do controle social.
Ou seja: a sociedade participando ativamente da tomada de decisões, fiscalizando o Legislativo e Executivo mas, principalmente, oferecendo soluções propositivas para a resolução dos problemas encontrados.
Não atuamos sozinhos: priorizamos a criação de pontes entre diversos cidadãos e, também, entidades representativas consolidadas, por meio de ações conjuntas e parcerias para a execução de ações que visem o benefício coletivo. Entendemos que, coletivamente, amplificamos os resultados e o fomento à cidadania ativa.
Nosso grupo é formado, atualmente, por aproximadamente cem voluntários dos mais diversos setores: empresários, profissionais liberais, funcionários públicos, etc. Entendemos que a pluralidade de ideias é essencial para a formulação de políticas públicas representativas.
Por fim, todas as nossas ações são baseadas em evidências: a partir da obtenção, análise e consolidação de informações públicas, diagnosticamos as deficiências do poder público e propomos estratégias específicas para a resolução dos problemas encontrados.
Ana Paula Leite Rodrigues
José Rita Moreira
Rodrigo de Freitas Nóbrega
Silvio Contart
André Ali Mere
Heitor Massa
Maurílio Biagi
André Ignacio
Dirceu Chrysostomo
Henrique Paiva
Adriana Silva
Eduardo Amorim
Maria Helena Cividanes
Alberto Matias
Fabiano Gonçalves
Marcio Minoru
Adriana Silva
(2018-2020)
Cristiano Pavini
(2021)
Dirceu Chrysostomo
(2022)
Sílvio Contart
(2023)
Diretora de Projetos: Gabriela Rosa
Diretora de Comunicação e Relações Institucionais: Adriana Dorazi
O exercício voluntário da cidadania é a melhor forma de imprimir eficiência ao setor público, corrigindo e prevenindo falhas em prol do bem-estar coletivo. Quando promovido de forma organizada, plural e resiliente, seu impacto é exponenciado e duradouro. Foi esse caminho que começarmos a trilhar em 2018 no Instituto Ribeirão 2030, grupo diverso e totalmente apartidário. Já chegamos mais longe do que muitos imaginavam, em razão de experiências anteriores que, após o ímpeto inicial, se esvaziavam pela desmotivação. Felizmente, mediante os avanços que temos conquistados, nosso engajamento se fortalece rotineiramente. Conquistas como o Plano de Cidade, documento estratégico que planeja as políticas públicas ribeirão-pretanas para a próxima década, produzido mediante o esforço de cada um de nossos voluntários e em conjunto com outras 27 entidades representativas, nos enchem de energia. Mas ainda falta muito para caminhar. Buscamos transformar indignação em ação, com novos cidadãos abraçando o voluntariado em suas mais diversas vertentes. Da nossa parte, estamos de mãos estendidas para, juntos, continuarmos transformando Ribeirão Preto (trecho adaptado do livro De Mãos Dadas, promovido pelo Instituto Ribeirão 2030).
Confira a entrevista de Eduardo Marchesi Amorim para a Revista Revide
© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House