PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Qualidades e deficiências da educação são debatidas na USP-RP

Na manhã desta terça-feira (4 de fevereiro) a USP de Ribeirão Preto promoveu debate sobre políticas públicas educacionais.

Mozart Neves Ramos, titular da Cátedra Professor Sérgio Henrique Ferreira do IEA (Instituto de Estudos Avançados) e Priscila Cruz, Presidente-Executiva da organização Todos pela Educação, conversaram sobre o panorama do ensino no Brasil, expondo qualidades e deficiências.

Priscila falou sobre o movimento “Educação Já”, iniciativa suprapartidária com sugestões de 24 medidas em 7 áreas temáticas prioritárias para promover um salto de qualidade na Educação Básica brasileira. Conheça mais sobre o projeto clicando AQUI:

Ela trouxe dados preocupantes: 55% das crianças são analfabetas, 91% dos jovens não possuem aprendizagem adequada em matemática e os 10% melhores alunos brasileiros correspondem aos 10% piores do Vietnam.

Em contrapartida, ela mostrou a evolução do aprendizado nos Anos Iniciais (1ª a 5ª série) e o caso de sucesso do Ceará, que em dez anos conseguiu revolucionar a qualidade no ensino,

Segundo Priscila, a cada 1% de redução na evasão escolar há uma queda de 2% na taxa de homicídios.  Um aumento de 100 pontos no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) resultaria em um crescimento constante de 2% a mais no PIB (Produtor Interno Bruto).

O prefeito Duarte Nogueira e o secretário municipal de Educação, Felipe Miguel, também participaram do evento.

“O evento foi extremamente importante.  Foram expostos, em termos fáceis de serem compreendidos, as dificuldades e possíveis soluções de alguns problemas da educação no Brasil”, ressalta José Moacir Marin, coordenador do subgrupo Educação do Instituto Ribeirão 2030.

 

Integrantes do subgrupo Educação do Instituto Ribeirão 2030 com Mozart Neves e Priscila Cruz

 

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House