PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Ribeirão 2030 participa de debate no IEA-USP sobre caminhos da Educação

Os caminhos da Educação no Brasil e em Ribeirão Preto foram debatidos nesta segunda-feira (9 de dezembro) no IEA (Instituto de Estudos Avançados) da USP.

A mesa-redonda contou com Mozart Neves Ramos (ex-reitor da Universidade Federal de Pernambuco, ex-secretário de Educação de Pernambuco e diretor do Instituto Ayrton Senna), Adriana Silva (superintendente do Instituto Ribeirão 2030) e Felipe Miguel (secretário de Educação de Ribeirão Preto).

No evento também foi lançada, pelo IEA, a Cátedra Sérgio Henrique Ferreira, que debaterá políticas públicas para cidades de médio porte, com foco inicial na Educação. Mozart Neves será o catedrático.

Em sua fala, ele apontou cinco prioridades: investir na Educação Infantil (creches e pré-escola), alfabetizar na idade certa, promover escolas em tempo integral, investir na formação de professores e implementar a BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Mozart citou o exemplo exitoso do Ceará, que passou do 16º estado no ranking nacional do Ideb (principal indicador da qualidade da educação no país) em 2007 para o sétimo melhor em 2017 nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com algumas escolas se tornando referências para o país.

O estado, segundo explicou, focou na alfabetização, promoveu avaliações externas, fortaleceu as gestões municipais e deu incentivos técnico-financeiros para as melhorias dos indicadores.

Ele reforçou a necessidade da escola desenvolver as potencialidades dos alunos, considerando as mudanças tecnológicas que impactam em nossas rotinas e no mercado de trabalho.

Adriana Silva abordou a ruptura de políticas públicas para Educação em Ribeirão Preto, mostrando como os prefeitos não dão seguimentos a projetos de gestões anteriores e, até, rompem o planejamento da sua própria administração, com a troca constante de secretários.

Ela ressaltou a necessidade de se planejar políticas públicas seguindo as particularidades da cidade, aprendendo com exemplos exitosos. Focou, também, para a disparidade da qualidade do ensino dentro da própria rede pública, com um abismo nos indicadores do Ideb entre as escolas, muitas vezes no mesmo bairro ou região.

 

O Pacto Municipal de Educação, composto pelo Instituto Ribeirão 2030 e outras 13 entidades, entre elas o próprio IEA, irá acompanhar os trabalhos da nova Cátedra e auxiliar na execução das políticas públicas propostas.

 

Fotos: IEA e Ribeirão 2030

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