PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Ribeirão 2030 debate parcerias e PME com secretário de Educação

O secretário de Educação de Ribeirão Preto, Felipe Elias Miguel, se reuniu nesta terça-feira (21 de maio) com integrantes do subgrupo de Educação do Instituto Ribeirão 2030. Foram debatidos, principalmente, os próximos passos da parceria com o Instituto Ayrton Senna, firmada na semana passada em visita a São Paulo. Ele falou ainda sobre as prioridades de curto prazo de sua pasta, com destaque para o Plano Municipal de Educação (PME).

A prefeitura se comprometeu, por meio do secretário, a participar do Pacto pela Educação, iniciativa do Ribeirão 2030, que já formalizou alguns signatários e segue com reuniões para fortalecer a proposta com mais adesões.

“Estamos contatando, um a um, todos aqueles que de alguma forma atuam nessa área”, explica Adriana Silva, superintendente do Instituto, ressaltando a abertura para grupos ou instituições que desejem ser signatários do pacto a favor da educação. “Será muito importante ampliar essa rede”, pontua.

O documento será formalizado durante a 19ª Feira Nacional do Livro, em 10 de junho, e reunirá diversos atores para contribuírem, de acordo com as suas competências, com o desenvolvimento educacional no município.

Elias disse ser necessário “dar um passo atrás” no PME e construir um plano “que seja próximo a um consenso”, com contribuições da sociedade, do Conselho Municipal de Educação e do Legislativo. A meta, diz, é ter o plano aprovado até outubro.

Após estudos e debates internos, o Instituto Ribeirão 2030 manifestou que a última versão do PME não trouxe cronogramas e compromissos objetivos para o cumprimento das metas (leia AQUI o posicionamento).

O secretário pontuou que tem, como medidas emergenciais, sanar o déficit de professores e melhorar a estrutura física das escolas, por meio de reformas e estudos para obtenção de AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros).

Segundo reportagem publicada em janeiro pelo portal Revide, somente 11 das 109 escolas municipais de Ribeirão possuem autorização do Corpo de Bombeiros para funcionar.

Também foi debatido o seguimento do programa Gestão Nota 10, do Instituto Ayrton Senna, em parceria viabilizada pelo Instituto Ribeirão 2030.

“Foi uma reunia muito proveitosa. O novo secretário demonstrou estar aberto a sugestões e interessado em estabelecer parcerias para a melhoria da Educação”, analisou José Moacir Marin, professor da USP e coordenador do subgrupo Educação do Ribeirão 2030.

 

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House