PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Reuniões com universidades e entidades fomentam planejamento em Ribeirão Preto

31/10/2022

Ações

O fortalecimento da cultura de planejamento em Ribeirão Preto foi o foco de dois encontros promovidos pelo Instituto Ribeirão 2030 com universidades e entidades no dia 25 de outubro. Os participantes debateram a criação de um órgão municipal destino a planejar a cidade e um conselho da sociedade civil para colaborar com os estudos.

As reuniões foram divididas em dois momentos. No primeiro, participaram representantes da Unaerp, Estácio de Sá, Barão de Mauá, Moura Lacerda, USP. Em seguida, reuniram-se entidades representativas que integram o grupo de 30 signatárias do Plano de Cidade.

Foi diagnosticado, nos encontros, que Ribeirão Preto não tem uma programação sistêmica de ações futuras, tampouco uma cultura de planejamento. O modelo do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), órgão público criado pela capital paranaense, foi elogiado.

Representantes de entidades discutiram cultura de planejamento

Além da criação de uma estrutura pública para o tema, representantes de universidades e entidades entenderam ser essencial a formalização de um conselho da sociedade civil.

Esse conselho poderia ser vinculado ao órgão público a ser criado, composto por membros da administração pública e da sociedade. Em paralelo, foi ressaltado também a a importância das entidades aderentes ao tema se associarem para qualificar os debates.

“Foi essencial agregar pessoas de qualificação técnica para ajudar no desenvolvimento do planejamento urbano da cidade”, afirmou Eduardo Amorim, presidente do Instituto Ribeirão 2030.

Integrantes do corpo universitário de Ribeirão também defenderam criação de órgão municipal para planejar a cidade


Histórico

Esse é mais um movimento da sociedade civil para o fortalecimento da cultura de planejamento em Ribeirão Preto. Em maio de 2022, o Instituto Ribeirão 2030 viabilizou palestra do renomado urbanista Alberto Paranhos, realizada na Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP).

Quatro meses depois, uma comitiva da sociedade civil e do poder público, entre eles o Vice-prefeito e secretário do Planejamento e Desenvolvimento, Daniel Gobbi Marques, e o secretário de governo Antonio Daas Abboud, foi a Curitiba conhecer o IPPUC.

Em seguida, sugestões de políticas públicas elaboradas a partir da visita foram levadas ao prefeito Duarte Nogueira, que sinalizou positivamente para a criação de um órgão municipal em moldes semelhantes ao de Curitiba.

Agora, com a junção de universidades e entidades representativas, o movimento pela cultura de planejamento ganhou mais adeptos.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House