PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Ribeirão 2030 debate plantio urbano com Secretária do Meio Ambiente

29/11/2022

Ações

Integrantes do Instituto Ribeirão 2030 e do projeto ArboreSer se reuniram no dia 9/11 com a Secretária de Meio Ambiente de Ribeirão Preto, Catherine D’Andrea, para debater políticas para ampliação da arborização urbana, com foco no incentivo ao plantio voluntário.

O Instituto 2030 esteve representado pelos coordenadores José Moacir Marin e Gula Biagi, que também lidera o ArboreSer, iniciativa voluntária para plantio de mudas. Além da secretária, a chefe de divisão de Áreas Verdes do Meio Ambiente esteve presente.

A sociedade civil pontuou no encontro que o poder público poderia incentivar a arborização com a pré-definição das áreas próprias para o plantio, estruturando o horto municipal e incluindo no orçamento uma reserva financeira para ampliação do verde na cidade.

Conforme levantamento do Instituto 2030, constante na META 16 do Plano de Cidade, na última década a LOA (Lei Orçamentária Anual) de Ribeirão Preto não teve dotação própria para políticas de arborização.

O Instituto sugeriu formalmente, no processo de elaboração das LOAS de 2021, 2022 e 2023, que a prefeitura criasse uma reserva nesse sentido, o que acabou não se concretizando.

“O encontro foi muito positivo. Abordamos como a sociedade pode auxiliar o poder público, que é a função principal do Instituto 2030. Agora vamos verificar os resultados na prática”, explica Gula Biagi.

A reunião também reforçou a necessidade de ampliar a sinergia entre as secretarias de Meio Ambiente e de Infraestrutura, que é a responsável por serviços que afetam a arborização, como roçada e limpeza urbana.

A atuação do Instituto 2030 na arborização urbana atende aos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 11, 13 e 15 da Agenda 2030 da ONU.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House