PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Instituto Ribeirão 2030 lança painel de monitoramento do Ideb

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) relativos a 2019, divulgados nesta terça-feira (15/9) pelo Ministério da Educação, revelam retrocessos na rede municipal de ensino de Ribeirão Preto e avanços na rede estadual. A análise foi feita pelo Instituto Ribeirão 2030, que desenvolveu um monitor online com o detalhamento de todas as escolas da cidade: https://www.ribeirao2030.com.br/ideb/ .

Nos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental, a média das escolas municipais regrediu ao menor patamar desde 2011. Das 24 unidades escolares com aferição de nota, 17 pioraram em relação ao último Ideb, de 2017. Somente quatro melhoraram e três ficaram estagnadas.

Apenas cinco escolas da rede municipal de ensino atingiram as suas metas individuais do Ideb nos Anos Iniciais. Em contrapartida, a rede estadual avançou: 26 escolas melhoraram seus indicadores em relação a 2017 e 32 atingiram a meta.

Os dados dos Anos Finais (6º ao 9º ano) também são ruins para a rede municipal: 11 escolas pioraram as notas, seis melhoraram e uma estagnou. Já na rede estadual, quatro unidades escolares retrocederam, 15 avançaram e uma manteve a mesma nota.

O Instituto Ribeirão 2030 é uma das 28 entidades signatárias do Plano de Cidade, documento de planejamento estratégico para políticas públicas locais pelos próximos dez anos.  O Plano de Cidade defende priorização de investimentos em Ensino Integral e e aprovação de Plano Municipal de Educação factível de ser cumprido, entre outros.

“São vários os motivos que fizeram com que o Ideb na rede municipal retrocedesse. A queda mostra que a rede pública não conseguiu o avanço em processos de qualificação das práticas pedagógicas. Um dos motivos que percebemos ao estudar a rede para o Plano de Cidade 2020-2030 recentemente apresentado é a falta de sinergia entre a equipe gestora e equipe de base. Sem esse entrosamento não haverá bom resultado”, afirma Adriana Silva, superintendente do Instituto Ribeirão 2030.

A análise também revela os exemplos positivos no município, como as escolas municipais Faustino Jarruche, Raul Machado, Maria Ignez Lopes Rossi e Paulo Freire, e as estaduais Doutor João Palma Guião, Jorge Rodini e Jardim Dr. Paulo Gomes Romeo.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House