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Rede municipal de Ribeirão tem 1,2 mil aulas sem professor atribuído

01/05/2019

Ações

Mesmo após três meses do início do ano letivo, a rede municipal de ensino de Ribeirão Preto tem aproximadamente 1,2 mil aulas sem professor atribuído, afetando desde creches a disciplinas de português e matemática do Ensino Fundamental.

Com isso, os alunos recebem aulas improvisadas ou, até, são dispensados mais cedo da escola.

O diagnóstico foi feito pelo Instituto Ribeirão 2030 a partir de dados oficiais, datados de 24 de abril, obtidos da Secretaria de Educação por meio da Lei de Acesso à Informação.

Uma aula sem professor atribuído significa que não há nenhum docente (efetivo ou temporário) designado pelo poder público oficialmente para ministrá-la.

Na escola Honorato de Lucca, que teve a pior avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2017, 34 aulas estão sem professor atribuído.

A turma 8A dessa unidade de ensino, por exemplo, não tem docentes para as disciplinas de Matemática, História e Geografia.

Mesmo a José Delibo, considera referência de qualidade no município, tem uma classe sem professor designado para dar aula de Língua Portuguesa e outras 10 sem docente de Artes.

Considerando o mês de abril dos últimos sete anos, o número atual de professores na prefeitura de Ribeirão Preto é o maior desde 2013. O aumento é puxado exclusivamente pela contratação de docentes temporários (sem vínculo estável com o município) para cargos de PEB I (creches).

Em contrapartida, o número atual de docentes estatutários é o menor desde 2014, o total de professores de PEB II (Educação Infantil e anos Iniciais do Ensino Fundamental) é o mais baixo desde 2013 e o efetivo de PEB III é o mais enxuto desde 2016.

Segundo a Secretaria de Educação, em resposta oficial a requerimento protocolado pelo Instituto Ribeirão 2030 por meio da Lei de Acesso à Informação, atualmente há necessidade de contratação imediata de 204 professores na rede municipal.

Um processo seletivo foi aberto apenas em 5 de abril para repor o número de professores temporários. A prova será realizada na segunda quinzena de maio e os novos docentes devem ingressar na rede apenas no segundo semestre.

Questionada no dia 24 de abril, a assessoria de imprensa da prefeitura não se posicionou até a publicação desta reportagem sobre os números.

Acesse AQUI os dados oficiais enviados pela Secretaria de Educação referentes ao número de docentes e AQUI o de aulas sem atribuição

O quarto Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propõe “assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”.

Diagnóstico realizado pelo Instituto Ribeirão 2030 (acesse a reportagem) apontou que o aprendizado no Ensino Fundamental de Ribeirão Preto não é uniforme, variando entre as escolas. Diversos fatores influenciam na retenção de conteúdo, como o contexto socioeconômico dos alunos e a qualidade da gestão, tanto das políticas públicas quanto do interior das unidades de ensino.

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