PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Turma de Direito da Harven tem aula com o Plano de Cidades do IR2030

21/10/2024

Ações

Alunos detalharam os eixos de atuação do estudo que estão diretamente relacionados com a disciplina ‘Direitos Humanos’

Os alunos da turma de Direito da Harven Agribusiness School de Ribeirão Preto tiveram uma experiência prática diferente dentro das atividades da disciplina de Direitos Humanos. Na última semana, o professor Lucas Paulo Fernandes levou o Plano de Cidades do Instituto Ribeirão 2030 para análise dos estudantes. Foram focados os diferentes aspectos da desigualdade social, desenvolvimento humano e econômico.

Segundo o professor Lucas o objetivo foi debater os conceitos globais da Organização das Nações Unidas (ONU) por meio dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). “Como o Plano de Cidades apresenta eixos a serem trabalhados regionalmente, foi uma forma de deixar a aula mais concreta. Assim, os alunos podem entender como subgrupos como deficientes, negros e pessoas em situação de vulnerabilidade são mais prejudicadas quando as políticas públicas são inexistentes ou falhas”, detalha.

O estudo foi utilizado em duas aulas. Primeiro os alunos elaboraram um mapa mental, realizaram análise de linguagem visual e correlacionaram as metas do Plano de Cidade com os dois mais importantes tratados internacionais de direitos sociais, econômicos e culturais em vigor atualmente. Já na outra aula os diagnósticos foram utilizados para abordar o panorama da desigualdade social na cidade. “É preciso conhecer para saber quais direitos precisam ser preservados. As pessoas têm direito de terem direitos e receber atendimento integral do estado”, completa o professor.

Os universitários não conheciam o diagnóstico do IR2030, ou a atuação da sociedade civil por intermédio do instituto. Segundo o professor houve espanto sobre diversas realidades presentes em Ribeirão Preto. “Eles não sabiam que na nossa cidade há tantos moradores de rua, falta de acessibilidade e famílias em extrema pobreza”, lamentou Fernandes.

Ao final do trabalho os estudantes passarão por avaliação que conta como parte da nota do semestre. Nos três cursos em andamento (Direito, Administração e Engenharia de Produção) a Harven tem grade curricular diferenciada focada na geração de líderes. Com visão inovadora, oferece experiência educacional imersiva e prática que prepara profissionais para transformar o futuro.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House