PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Tecjovem inicia terceira turma do curso de programação

11/09/2024

Ações

Formatura da segunda etapa certificou 14 jovens para o mercado de trabalho; interessados em fazer parte do projeto devem entrar em contato com o Educandário

Para quem nasce em situação de pobreza conquistar um certificado tem valor muito especial. É a recompensa da dedicação na busca pelo futuro melhor. Mas nem sempre as boas oportunidades estão acessíveis. Muitos jovens precisam trabalhar cedo e não conseguem formação técnica para desenvolver talentos.

É com base nessa realidade que a Fundação Educandário e o Instituto Ribeirão 2030 decidiram abrir mais caminhos para quem se identifica com tecnologia. Em julho de 2023 criaram o TecJovem, projeto de formação gratuita em programação. Com apoio financeiro de pessoas físicas e empresas, o trabalho já formou 23 alunos. Alguns saíram da classe já empregados.

A terceira turma está a pleno vapor. Com nove estudantes selecionados, serão seis meses, total de 600 horas/aula, que vão além dos códigos de computador. A formação inclui comunicação, inglês, relações interpessoais, inteligência artificial e emocional. Olhos nas telas e pensamento de ânimo renovado a cada conquista.

Certificado na mão
A formatura mais recente foi realizada em agosto, em cerimônia no auditório Camillo de Mattos. 14 jovens da segunda turma receberam os certificados de conclusão do curso que abrange tecnologias como HTML, CSS, JavaScript, React.js, APIs, Node.js e Python, contribuindo para aproximá-los de funções com alta demanda e melhor remuneração.

O instrutor de programação e ex-aluno do TecJovem, Pedro Lucas, explica que o principal objetivo é capacitar jovens e apoiá-los na empregabilidade. “Ficamos felizes em ver que a meta foi alcançada, especialmente pela inserção de quatro alunos no mercado de trabalho logo ao final das aulas”, explicou Pedro.

De acordo com a Diretora de Projetos do IR2030, Gabriela Rosa, o Tecjovem está entre os projetos que contribuem ativamente para a transformação de realidades. Iniciativa que casa com a missão do instituto que é incentivar novas políticas públicas.

“A educação é a chave para construir um futuro mais próspero. A gratuidade do Tecjovem e as -experiências vivenciadas permitem que os alunos se concentrem no aprendizado. O sucesso deles é a prova de que estamos no caminho certo, nos motivando a continuar investindo e trabalhando para expandir o programa e impactar ainda mais vidas”, resume Gabriela.

Jovens interessados no curso podem entrar em contato com a Fundação Educandário. Pessoas e empresas interessadas em apoiar financeiramente o projeto podem entrar em contato com o Instituto Ribeirão 2030 no Whatsapp: 16. 99275-3907

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House