PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Situação dos refugiados em Ribeirão é debatida com ONU e Assistência Social

22/10/2021

Ações Solidariedade

O Instituto Ribeirão 2030 viabilizou encontro entre diversos atores da sociedade para discutir o acolhimento a refugiados em nossa cidade. A reunião partiu da solicitação e articulação da nossa voluntária Evelyn Garcia, que auxilia, de forma independente, famílias indígenas venezuelanas da etnia Warao.

Participaram representantes da Casa da Memória Italiana, Instituto SEB, Secretaria de Assistência Social (secretária Renata Corrêa) e Lyvia Barbosa, do escritório regional da ACNUR (agência da ONU responsável pelo acolhimento a refugiados). Atualmente há mais de cem refugiados em Ribeirão Preto, a maioria em situação precária.

“É essencial que o município elabore uma política de acolhimento aos refugiados, que leve em consideração desde aspectos culturais até diversidade alimentar. Não podemos manter a situação atual, em que há inclusive separação de famílias” explica Evelyn.

A ACNUR se colocou à disposição para auxiliar com leis, mecanismos de obtenção de recursos federais, manuais de acolhimento e capacitação dos assistentes sociais locais.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House