PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

“Ribeirão Pela Educação” propõe cooperação por educação pública mais qualificada

19/05/2025

Ações

Movimento capitaneado pelo Instituto Ribeirão 2030 esteve em reunião com o Secretário Municipal de Educação de Ribeirão Preto, Valdir Martins, para debater propostas

Representantes do movimento “Ribeirão Pela Educação” estiveram reunidos com a equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Ribeirão Preto para ampliar o diálogo e a colaboração entre sociedade civil e poder público pela melhoria da educação municipal. O encontro foi realizado na quinta, 15 de maio, com a presença do secretário Valdir Martins, da secretária adjunta Lucilene Antoline, do diretor de Educação Básica Christian Oliveira, além dos integrantes do movimento: Silvio Contart, Gabriela Rosa, Gerson Wey (Instituto Ribeirão 2030), Patrícia Papa (Conselho Municipal de Educação/Barão de Mauá) e Eduardo Mantovani (OAB).

A conversa teve como ponto de partida a apresentação do Ribeirão Pela Educação, destacada a diversidade e a expertise multidisciplinar dos participantes, vindos de diversas áreas da sociedade civil organizada. Durante a reunião, foram entregues à equipe da SME materiais produzidos pelo Instituto Ribeirão 2030 em 2024, incluindo o diagnóstico da Educação Municipal, estudo sobre Transparência Ativa e Planejamento Urbano.

Um dos principais pontos levantados foi a necessidade de disponibilização de dados abertos sobre a educação municipal, de forma sistematizada, para que a sociedade possa acompanhar indicadores, colaborar com diagnósticos e propostas mais assertivas. O secretário Valdir confirmou que a SME ainda não possui uma plataforma de dados abertos e, embora a secretaria gere muitos dados, eles ainda não estão organizados para análise até mesmo por parte do órgão.

Segundo o secretário a atual gestão tem quatro eixos prioritários para a Educação: escuta das comunidades escolares e sociedade civil – incluindo o enfrentamento de resistências internas; produção e uso estratégico de dados e indicadores educacionais; formação continuada de professores e gestão democrática, com encontros regionais, para os quais o movimento foi convidado a participar.

Outro tema abordado foi o afastamento de profissionais da rede municipal de ensino, uma preocupação crescente da SME. O movimento se comprometeu a formalizar pedido de informação à Secretaria de Administração para obter dados sobre afastamentos por região, categoria e causa, contribuindo com uma análise mais profunda da situação.

O grupo também questionou o andamento da Política Municipal para a Primeira Infância (PMPI), considerada uma das propostas prioritárias entregues ao governo de transição. A SME informou não ter informações atualizadas sobre o processo, que estaria paralisado na SEMAS. Já em relação ao estágio probatório de gestores escolares, a SME afirmou estar trabalhando para regulamentá-lo com urgência.

Novas reuniões deverão ser agendadas entre a secretaria e o movimento. Com esse encontro inicial, o Ribeirão Pela Educação reforça seu compromisso com o fortalecimento do controle social e com a construção de soluções coletivas para uma educação pública de qualidade em Ribeirão Preto.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House