07/03/2019
AçõesO Instituto Ribeirão 2030 iniciou em fevereiro uma série de visitas a empresas para disseminar, junto aos colaboradores, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e práticas de controle social. Os encontros fazem parte do pacto firmado com a ONU no ano passado para diagnosticar e promover ações locais das metas globais.
As palestras engajaram aproximadamente 200 funcionários das empresas Maubisa e Alliage nos dias 18 e 20 de fevereiro. Elas continuarão ao longo do ano em outras entidades. Integrantes do Instituto abordaram o contexto dos ODS e trouxeram dados da realidade ribeirão-pretana, em especial os relacionados à pobreza, fome, saúde e educação (relativos aos ODS 1 a 4).
Os participantes se surpreenderam ao saber, por exemplo, que 35,5 mil moradores de Ribeirão possuem renda per capita própria (sem considerar benefícios sociais) de pobreza ou extrema pobreza, segundo levantamento do Instituto junto ao banco de dados do Ministério da Cidadania. O montante equivale à população de Cravinhos
“Propagar ideias tem se mostrado um meio muito eficiente de motivar as pessoas a agirem de maneira cidadã e obterem conhecimento sobre temas que são relevantes a sua comunidade, por isso a importância desses encontros promovidos pelo Ribeirão 2030”, afirma Adriana Silva, diretora-geral do Instituto.
Além dos ODS, as palestras abordam práticas de boa gestão, compliance no poder público, controle social e combate à corrupção.
No encontro da Maubisa o Promotor de Justiça Leonardo Romanelli, integrante da força-tarefa da Operação Sevandija (que desmontou o maior esquema de corrupção da história de Ribeirão Preto já revelado), ressaltou a importação da população exercer papel ativo na fiscalização dos gastos públicos.
Também foi destacado o papel das novas tecnologias para o exercício do controle social e boas práticas de gestão, como a plataforma RevelaGov, criada por uma startup de Ribeirão Preto, que permite análise e cruzamento em tempo real de big data para fins de fiscalização de despesas e receitas dos municípios.
O Instituto Ribeirão 2030 é um dos apoiadores do RevelaGov e, por meio de parceria, disponibiliza acesso gratuito à plataforma.
© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House