PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Nota pública – lotação no transporte coletivo

07/06/2021

NOTA DIVULGADA PELO INSTITUTO RIBEIRÃO 2030, OBSERVATÓRIO SOCIAL DE RIBEIRÃO PRETO E ACIRP (ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E INDUSTRIAL DE RIBEIRÃO PRETO)

O poder público, após proibir por dez dias a maioria das atividades econômicas, ofereceu nesta segunda-feira (7) um transporte coletivo com número reduzido de veículos, em decorrência da manutenção da greve dos motoristas, cuja lotação coloca em risco a saúde de toda a coletividade e agrava o descontrole sanitário.

Não tratamos, aqui, dos motivos que levaram à greve. Focamos em seus desdobramentos. É simbólico que transcorrido um ano e três meses do primeiro caso de Covid-19 no município, bem como no primeiro dia após o encerramento do período mais restritivo adotado pelo Executivo local, o transporte de passageiros ainda apresente potenciais riscos.

Desde o início defendemos que a prefeitura adote medidas preventivas ao agravamento da pandemia, principalmente no reforço à fiscalização e conscientização do cumprimento das normas sanitárias. Isso inclui, obviamente, os serviços sob sua própria responsabilidade, como o transporte coletivo, que poderia passar por escalonamento dos horários, em medida combinada com os setores produtivos.

O Executivo, porém, prefere a repetição de sua fórmula: não envidar todos os esforços necessários à prevenção para, no iminente colapso do sistema de saúde, fechar indiscriminadamente os setores de comércio e serviços, colocando em risco milhares de vidas e empregos.

A insistência nesse modelo foi, é e será prejudicial a todos nós.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House