PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

O que são os ODS

Adotada em setembro de 2015 pelos 193 Estados Membros da ONU (Organização das Nações Unidas), a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável foi elaborada a partir de um processo global participativo no qual governos e sociedade civil contribuíram. Sua implementação teve início em 2016, como seguimento à Agenda de Desenvolvimento do Milênio (2000-2015), porém mais ampla. Integram a Agenda 2030 os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis), com 169 metas para serem alcançadas até 2030, prevendo desde educação equitativa e de qualidade até governos responsivos e transparentes, promovendo o controle social.

A partir da interatividade com a Agenda proposta pela ONU, o grupo que criou o movimento Ribeirão 2030 compreendeu que sua pauta deveria ser reforçada e alinhada com os ODS. Desde então, o Instituto Ribeirão 2030 está agindo pontualmente nos temas abordados na Agenda 2030, inclusive firmando um pacto com o Programa Cidades da ONU. Temos convicção de que os problemas que afligem o planeta tem suas origens nas cidades. Quando a ONU propaga que mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo, a instituição trabalha com o número da soma de cada indivíduo que, na sua condição base, mora em um município. Quantos deles residem em Ribeirão Preto?

Responder a esta pergunta é a primeira ação para resolver esse macroproblema. Respondida, surgem as próximas indagações: Quem são eles? Onde moram? Por que passam fome? Neste sentido, uma demanda estruturante do Ribeirão 2030 é dissecar a realidade do município com números e análises.

Em 2019, o Instituto 2030 realizou um amplo diagnóstico da situação de cada um dos 17 ODS em Ribeirão Preto, divulgando os resultados em múltiplas ações.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House