31/03/2025
AçõesNessa segunda oportunidade junto à Rede Brasileira de Institutos de Planejamento, o objetivo foi fortalecer a troca de experiências para o lançamento do diagnóstico de Planejamento Urbano
Gabriela Rosa, diretora de projetos do Instituto Ribeirão 2030, participou do X Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), realizado na capital paulista entre os dias 27 e 29 de março. Essa foi a segunda participação do IR2030 em encontros da InREDE – o anterior foi realizado em Brasília no final do ano passado.
A oportunidade de conexão com institutos de todo país reforça o compromisso do IR2030 com o planejamento urbano e o desenvolvimento sustentável de Ribeirão Preto. “Demonstramos nosso engajamento contínuo com a rede e o reconhecimento da importância do modelo de institutos de planejamento para o desenvolvimento urbano”, confirma Gabriela.
O encontro foi sediado pela SP Urbanismo com o tema “A Cidade e suas Águas”. Reuniu especialistas, gestores públicos e instituições para debates sobre soluções inovadoras para a gestão de recursos hídricos urbanos, com foco na resiliência climática. Os participantes assistiram palestras, participaram de debates e visitas técnicas.
O secretário José Roberto Geraldine Júnior e José Antonio Lanchoti, da secretaria municipal de Planejamento e Urbanismo de RP estiveram entre os participantes do evento que também contou com a presença do prefeito Ricardo Nunes. Um dos destaques da programação foi a visita técnica à represa Billings para apresentação do Aquático-SP, primeiro sistema de transporte hidroviário público de São Paulo inaugurado há quase um ano.
Operando na Zona Sul da capital, o Aquático-SP liga o Cantinho do Céu ao Parque Mar Paulista. Há planos de expansão para outras regiões da represa. “Na oportunidade foi possível conhecer o Cantinho do Céu, complexo localizado no bairro do Grajaú, que passou por um notável processo de urbanização que incluiu a construção de um parque linear às margens da represa, em áreas antes ocupadas por construções irregulares e consideradas de risco, demonstrando ações de qualificação urbana e recuperação ambiental”, detalhou Gabriela.
A participação do IR2030 nesses encontros da InREDE marca os preparativos para o lançamento de um novo estudo, desta vez com foto em planejamento urbano. Esse diagnóstico, com exemplos de sucesso e propostas para Ribeirão Preto, será lançado no próximo mês de maio. Fique atento aos canais do instituto para receber informações sobre o evento de lançamento.
© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House