04/12/2024
AçõesEvento realizado na capital federal reuniu representantes de 30 cidades para fortalecer a troca de experiências e impulsionar a cultura do planejamento urbano
Buscar soluções para o planejamento urbano de Ribeirão Preto. Esse foi o objetivo da participação do Instituto Ribeirão 2030 (IR2030) no IX Encontro da Rede Brasileira de Institutos de Planejamento (InREDE), realizado em Brasília de 28 a 30 de novembro. Gabriela Rosa, Diretora de Projetos, teve a oportunidade de conhecer pessoalmente modelos exitosos de outros municípios brasileiros e impulsionar a discussão sobre a criação de um órgão municipal de planejamento autônomo em Ribeirão Preto.
O encontro reuniu representantes de cerca de 30 municípios de todas as regiões brasileiras. Marcou a continuidade dos trabalhos da InREDE, iniciados em 2022. A iniciativa contou com a parceria do Ministério das Cidades, ONU-Habitat, GIZ (Agência Alemã de Cooperação Internacional) e a plataforma ReDUS (Rede para o Desenvolvimento Urbano Sustentável). Recebeu, ainda, a participação da AMIMP (Associação Mexicana de Institutos Municipais de Planejamento), organização com mais de 20 anos de experiência e que agrega quase 60 institutos de planejamento.
O encontro nacional buscou engajar os municípios participantes, promover a troca de experiências e fortalecer a cultura do planejamento urbano por meio do compartilhamento de boas práticas nacionais e internacionais. Um dos destaques foi o lançamento do Guia de apoio à criação e fortalecimento de institutos de planejamento pela InREDE. Elaborado com base na experiência de 15 cidades, este guia oferece ferramentas práticas para gestores públicos e técnicos envolvidos na criação e consolidação de institutos de planejamento.
Com esse lançamento, a InREDE reforça o compromisso com o fortalecimento da cultura do planejamento urbano nos municípios brasileiros, estimulando a criação de novos institutos e promovendo o debate e o protagonismo do planejamento urbano em alinhamento com as agendas globais.
Para o IR2030, a participação no encontro foi relevante para ampliar o conhecimento sobre os desafios e as melhores práticas em planejamento urbano. A experiência em Brasília servirá como base para fortalecer o debate em Ribeirão Preto e impulsionar a criação de um órgão de planejamento, garantindo a continuidade das políticas de desenvolvimento urbano além dos mandatos políticos. “As lições aprendidas em Brasília serão usadas para mobilizar a próxima gestão municipal sobre a necessidade de um órgão dessa natureza para a cidade. Vale lembrar que, durante o segundo mandato do prefeito Duarte Nogueira, o IR2030 e outras 26 entidades representativas propuseram a criação de um órgão municipal de planejamento autônomo, sem sucesso”, frisou Gabriela.
© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House