PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

IR2030 apresenta Diagnóstico de Planejamento Urbano na ACIRP

12/06/2025

Ações

A proposta do presidente Silvio Contart é criar mobilização com outras entidades para reforçar a importância de ações planejadas na gestão pública municipal

O novo Diagnóstico de Planejamento Urbano do Instituto Ribeirão 2030 (IR2030) foi apresentado para os membros da diretoria da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) na terça-feira, 10 de junho. A presidente Sandra Brandani possibilitou o detalhamento da publicação e troca de experiências durante uma reunião na sede da entidade no centro.

A Diretora de Projetos do IR2030, Gabriela Rosa, fez um resumo dos principais pontos do estudo. Essa pesquisa e escuta de especialistas na área comprovam efeitos nocivos da falta de planejamento no desenvolvimento da cidade. Exemplo disso são os prejuízos para o comércio provocados por múltiplas obras de mobilidade urbana realizadas simultaneamente nos últimos anos.

A principal proposta apresentada pelo IR2030 é a criação de um instituto de planejamento em formato de órgão público, mas que tenha projetos condizentes com uma visão de longo prazo. “Temos muitos conselhos ligados a essa área, mas são pouco efetivos, cada vez com menor participação da sociedade civil para nortear as prioridades. Um instituto seria capaz de congregar secretarias e apresentar propostas baseadas em dados, a exemplo do que já vemos em outros municípios com muito êxito”, comentou Contart.

Para Gabriela, esse instituto precisa ter autonomia e autoridade para que seja capaz de fazer planejamento de forma integrada e mais abrangente. “Só criar o instituto não resolve. Para ser efetivo esse trabalho precisa ter participação ativa, estratégia, visão acima dos mandatos, equipe especializada, plural e representativa, além de inteligência técnica mantendo a transparência”, resumiu.

O Diagnóstico de Planejamento Urbano do IR2030 apresenta a realidade de 23 institutos que já funcionam no Brasil. Há inclusive um manual disponível para que a iniciativa seja bem-sucedida, elaborado pela InRede, a união dessas entidades. Apesar de já ter sido apresentado à equipe da Secretaria de Planejamento, o estudo ainda não foi recebido pelo prefeito Ricardo Silva.

Contart convidou a ACIRP e outras entidades a participarem da mobilização junto à administração municipal para que as ações sejam mais bem planejadas. “Desde que foi aprovado, nosso Plano Diretor não avançou, o que acaba atrasando o desenvolvimento sustentável em todas as direções”, concluiu.

Baixe a versão on line completa clicando aqui!

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House