17/10/2024
AçõesReunião realizada com representantes de entidades, empresas e especialistas busca união de forças para elevar o patamar da aprendizagem na rede pública municipal
Somar forças com um objetivo comum: melhorar a educação de Ribeirão Preto. Este foi o objetivo da reunião realizada pelo Instituto Ribeirão 2030 (IR2030) na noite de quarta-feira, dia 16 de outubro, na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RP). Participaram membros de entidades, empresas e especialistas da área que deram início à mobilização por índices de aprendizagem mais altos nas escolas municipais.
O presidente do IR2030, Silvio Contart, destacou que a sociedade civil organizada precisa ir além de apenas analisar dados públicos para apresentar propostas. “Temos que ajudar a ‘carregar o piano’, ou seja, engajar pessoas para encontrar meios de elevar o nível da educação na nossa cidade. Este momento quando chega um novo gestor é especialmente estratégico”, afirma.
Os jornalistas Adriana Silva e Cristiano Pavini, autores do Diagnóstico de Educação do IR 2030 constatam que há muito para evoluir. “Não temos uma política pública de equidade, por isso resultados diferentes entre escolas. Já tentamos sensibilizar a administração municipal uma vez, mas não houve eco. Ou as desigualdades não são conhecidas realmente ou não se tem estratégias para resolver”, analisa Adriana.
Pavini fez comparativos que demonstram que Ribeirão Preto teve queda acentuada na aprendizagem dos estudantes durante a pandemia, ficando atrás de outras cidades do mesmo porte. “Pelos números fica claro que bons resultados estão nas unidades onde os pais têm maior escolaridade e, a condição socioeconômica é melhor. Nossa escola melhor pontuada no Índice da Educação Básica (Ideb/2023) está em 1189º no ranking nacional dos anos iniciais, se considerarmos a rede estadual”, alerta.
O encontro contou com a presença do professor Mozart Neves Ramos, da Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados (USP/RP). O especialista frisou que há anos Ribeirão Preto está com a educação estagnada em nível baixo. “Só vamos ter uma cidade mais justa quando mais pessoas tiverem acesso a oportunidades. O caminho é a Educação. E qualidade para poucos não é qualidade”, pondera.
Entre as deliberações iniciais do movimento ficou decidido que há necessidade de estabelecer um diálogo direto com o novo prefeito eleito e o próximo secretário da Educação, além de dar atenção ao Plano Municipal de Educação em vigor. Em próxima reunião os membros da coalizão irão definir as metas a serem seguidas e divulgadas para o engajamento de mais membros.
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