PLANO DE CIDADE POSICIONAMENTOS PÚBLICOS

Conheça os vencedores da 3ª Edição do Prêmio Nicola Tornatore de Jornalismo

A série de cinco reportagens do jornalista Eduardo Schiavoni sobre a atuação de advogados em cargos comissionados da administração municipal, debatendo o possível conflito entre interesses públicos e privados, foi a vencedora da 3ª Edição do Prêmio Nicola Tornatore de Jornalismo.

As reportagens foram publicadas em junho de 2021 no grupo Thathi de Comunicação, e tiveram a maior pontuação entre os sete trabalhos inscritos, de acordo com análise realizada pela comissão julgadora composta por três jornalistas.

Em segundo lugar ficou o repórter Rodolfo Tiengo, que abordou déficit de recursos no  Hemocentro de Ribeirão Preto, ligado ao Hospital das Clínicas da USP, que atende a 249 cidades do interior paulista.

A menção honrosa foi dada para a dupla de estudantes Larissa Kelly Costa Vieira e Ana Gabriela Viana Adriani, da Unaerp, em reportagem que abordou o aumento do lixo hospitalar durante a pandemia.

A 3ª Edição do Prêmio Nicola Tornatore foi promovida pelo Instituto Ribeirão 2030, Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto) e Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo).

“Esse prêmio valoriza as reportagens investigativas, que são essenciais para a ampliação de uma cultura de transparência pública e, consequentemente, aumento da eficiência”, aponta Dirceu Chrysostomo, superintendente do Instituto Ribeirão 2030.

A reportagem vencedora será contemplada com premiação de R$ 2,5 mil e a segunda colocada com R$ 1,5 mil.

A banca avaliadora foi composta pelos jornalistas Cristiano Pavini, José Manuel Lourenço e Adriana Silva. Ao todo, sete trabalhos concorreram na edição de 2022.


O Prêmio

O Prêmio Nicola Tornatore segue o 16º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), que tem metas de “reduzir substancialmente a corrupção e o suborno”, “desenvolver instituições eficazes, responsáveis e transparentes”, “garantir a tomada de decisão responsiva, inclusiva, participativa e representativa” e “assegurar o acesso público à informação”.

Nicola Tornatore trabalhou por três décadas no jornalismo, atuando em veículos como os jornais A Cidade e Tribuna. Ele morreu vítima de parada cardiorrespiratória em junho de 2018, aos 52 anos. Meses antes, publicou no jornal Tribuna uma série de reportagens sobre os supersalários pagos pela Câmara de Ribeirão Preto.

Ele também é autor de livros como “Crimes na Pequena Paris”, “Adelaide: A história da parteira de 12.630 bebês”, “RMRP – A História da Região Metropo­litana de Ribeirão Preto” e “A Origem das Cidades”.

© 2021 Instituto Ribeirão 2030. Todos os direitos reservados | Desenvolvido por Inova House