06/11/2024
AçõesDocumento com propostas também foi entregue para a equipe do prefeito eleito Ricardo Silva, coordenada pelo juiz federal aposentado Augusto Martinez Perez
O Instituto Ribeirão 2030, junto com outras entidades e especialistas, está realizando um movimento conjunto na busca por mais qualidade na educação municipal de Ribeirão Preto. Nesta semana o grupo esteve reunido com a equipe de transição do prefeito eleito Ricardo Silva (PSD). Outro documento entregue também traz eixos fundamentais de atuação que precisam ser considerados na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
Fazem parte dessa coalisão, além do IR2030, a 12ª Subseção da OAB/SP, Academia Ribeirão-pretana de Educação (ARE), Cátedra Sérgio Henrique Ferreira do Instituto de Estudos Avançados (IEA/RP – USP), Conselho Municipal de Educação (CME), Goall Impacto Social, Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES – FEA-RP/USP) e Instituto Paulista de Cidades e Identidades Culturais (IPCCIC), entre outros parceiros.
Em Brasília, Ricardo Silva não esteve presente no encontro, mas o manifesto foi muito bem recebido pela equipe coordenada pelo juiz federal aposentado Augusto Martinez Perez. “Temos o compromisso de estabelecer e cumprir metas, definir as equipes responsáveis por cada setor da administração e cobrar resultados. Sabemos dos desafios a serem enfrentados. Queremos diálogo aberto e contar com a participação da sociedade civil”, destaca.
Segundo os dados apresentados nesse manifesto as escolas municipais de Ribeirão Preto ficaram na 179º posição entre as prefeituras paulistas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nos anos iniciais (1º ao 5º ano). A situação é ainda mais grave em âmbito nacional: posição de número 2.417 no ranking de prefeituras.
Entre as propostas apresentadas estão a elaboração de um plano de metas e indicadores para a educação, fortalecimento da gestão democrática, redução das desigualdades entre unidades escolares, a implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância, o desenvolvimento profissional de professores e gestores aliado à saúde mental, além da ampliação da oferta de ensino em tempo integral.
Caberá à coalizão de entidades apresentar, à equipe de transição, linhas gerais do Plano de Metas para Educação e do Plano Municipal pela Primeira Infância até dezembro. O trabalho contará com a participação de outros profissionais da área e entidades representativas dos professores.
O foco, em médio e longo prazo, é colocar a cidade como referência em educação, respeitando as individualidades, habilidades e competências de todos os agentes envolvidos na comunidade escolar. O presidente do IR2030 reforçou a importância de ouvir as aspirações dos estudantes, reconhecer vitórias de curto prazo, valorizar decisões com base em evidências. “É fundamental que o ambiente escolar seja ponto de referência para toda a comunidade ao redor, focando nas necessidades e realidade de cada bairro”, conclui.
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